Novidades

Caminhos de Santiago Xacobeo 2021 / 2022

Pensando em fazer o caminho de Santiago de Compostela?

Todos os anos milhares de peregrinos seguem por um dos tradicionais caminhos que levam até a Catedral  de Santiago,  onde repousam os restos mortais do apóstolo Tiago Maior.

Percorrer o caminho é um desafio pessoal,  que independente da motivação seja ela espiritual, religiosa, esportiva, cultural ou de simples curiosidade, confere uma bagagem de memórias inesquecíveis, com grandes aprendizados,  novas amizades e um encontro interior  inexplicável.

Em 2021 e 2022 temos ainda mais motivos para peregrinar até Santiago:

  • Redescobrir a Catedral, após a finalização de  uma intensa intervenção de restauro. Seguida uma década de obras, a Catedral de Santiago  apresenta o resultado de uma restauração ambiciosa que permitiu recuperar o brilho e as cores originais de muitos detalhes artísticos de grande valor,  além de melhorar a iluminação para que o  visitante possa admirar o Altar-Mor e o Pórtico da Glória em todo o seu esplendor.
  •  O retorno do   botafumeiro, um grande incensário que pesa 23kg e mede 1,50m, suspenso na nave central da Catedral por um sistema de polias, sendo necessários 8 homens para fazer que o turíbolo gigante  suba a uma altura de 20 m e voe espalhando o incenso, é sem dúvidas um atrativo muito aguardado pelos visitantes!   No Ano Santo, nas missas do peregrino, é possível contemplar a atuação do botafumeiro que já se tornou um dos grandes símbolos da Catedral.
  • As obras de restauro terminaram a tempo do início do Xacobeo, ou seja, do Ano Jubilar Compostelano. No dia 31 de Dezembro de 2020 com um ato solene ocorreu a abertura da Porta Santa e a translação do corpo do apóstolo Santiago de volta. O Ano Jubilar Compostelano é celebrado quando a festa do apóstolo, que acontece no dia 25 de Julho, coincide com um domingo. Sendo assim, em 2021 temos o Ano Jubilar em Santiago, intitulado Xacobeo21, um evento considerado de excepcional interesse público pois envolve um grande dinamismo social, cultural, religioso e turístico.

Devido as diferentes circunstâncias para viajar e as  restrições de visitação provocadas pela pandemia do Covid19, o Santo Papa concedeu a prorrogação do Ano Jubilar Compostelano durante todo o ano de 2022. Desta vez teremos dois anos de Xacobeo.

Caso queira fazer o caminho ou apenas conhecer Santiago de Compostela,  a Cultivar Turismo organiza pequenos grupos para o destino, prepara roteiros especiais e flexíveis conforme a necessidade  de cada peregrino, proporcionando  o suporte técnico local  e as  dicas necessárias para que a experiência pelo caminho de Santiago seja  confortável e sem preocupações. A Cultivar organiza  a viagem, a hospedagem, os traslados , o transporte da bagagem e o seguro viagem e ….. você desfruta do caminho!